Quatro Pilares da Educação - Jacques Delors
Fruto de relatório da UNESCO a
respeito da Educação para o Século XXI, elaborado por uma equipe coordenada por
Jacques Delors, os quatro pilares da educação são bastante citados hoje nas
escolas e nos cursos de formação inicial ou contiuada de educadores. São eles
parâmetros para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem na
contemporaneidade. O desafio para nós é tornar estas idéias em práticas
efetivas, tendo em vista a educação de qualidade. Degustem agora um resumo
deste relatório e deixem um comentário, expondo suas reflexões a respeito ou
relatando experiências que têm os pilares como referência.
Premissa
Não se sustenta a valorização da
quantidade de conhecimentos diante dos desafios da sociedade. É indispensável
atualizar, aprofundar e enriquecer os conhecimentos adaptando ao mundo em
mudança.
Como aprofundar e enriquecer os
conhecimentos?
Organizar-se em torno de quatro
aprendizagens – pilares do conhecimento:
1. Aprender a conhecer – adquirir
instrumentos de compreensão;
2. Aprender a fazer – agir sobre
o meio envolvente;
3. Aprender a conviver –
participar e cooperar com os outros em atividades humanas;
4. Aprender a ser – integra as
três precedentes.
Para quê?
Para que cada indivíduo descubra,
reanime e fortaleça o seu potencial criativo.
Não só ver o instrumental da
educação, mas a realização da pessoa que, na sua totalidade aprende a ser.
APRENDER A CONHECER
Domínio dos instrumentos do
conhecimento, dando condições para compreensão do mundo (meio) e tendo o prazer
de conhecer e de descobrir com seu fundamento (finalidade).
Valorizar a cultura geral
(abertura da outras linguagens e conhecimentos) e trabalhar com profundidade
determinado número de assuntos. Não se fechar em sua própria ciência
(especialização), mas colocar-se numa atitude de diálogo interdisciplinar.
Aprender para conhecer, supõe,
antes de tudo, aprender a aprender, exercitando a atenção, a memória e o
pensamento.
Atenção – A sucessão rápida de
informações prejudica o processo de descoberta. Para superar isso, deve-se
estimular o aprofundamento da apreensão por meio de recursos, como: jogos,
estágios, viagens, trabalhos práticos, dentre outros.
Memória – selecionar dados a
aprender de cor, por meio da memorização associativa.
Pensamento – recuos e avanços
entre o concreto e o abstrato. Combinar na pesquisa os métodos dedutivo e
indutivo.
O processo de aprendizagem do conhecimento
nunca está acabado e pode enriquecer-se com qualquer experiência. Enquanto
menos rotineiro mais significativa a aprendizagem.
APRENDER A FAZER
Aprendizagem ligada à formação
profissional = como ensinar o aluno a pôr em prática seus conhecimentos e como
adaptar a educação ao trabalho futuro.
Realidade: O trabalho humano
tornou-se cada vez mais imaterial, acentuando o caráter cognitivo das tarefas.
Daí, a necessidade de aprender a fazer.
As produções puramente físicas
são substituídas por tarefas de produção mais intelectuais (comando das
máquinas, sua manutenção e vigilância).
Fazer tem que ter em si:
qualificação profissional, comportamento social, aptidão para o trabalho em
equipe, capacidade de iniciativa e gosto pelo risco.
O saber ser alia-se ao saber e ao
saber fazer, compondo a competência exigida.
Qualidades consideradas
importantes: capacidade de se comunicar, de trabalhar com os outros e de gerir
e resolver conflitos.
APRENDER A CONVIVER
Aprender a conviver é conceber
uma educação capaz de evitar os conflitos. Como?
+ Descobrindo o outro: por meio
da educação transmitir a diversidade da espécie humana e levar as pessoas a
tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres
humanos (empatia), descobrindo a si mesmo e colocando-se no lugar do outro.
+ Tendendo a objetivos comuns:
trabalhar em conjunto projetos que valorizem aquilo que é comum e não as
diferenças.
APRENDER
A SER
A
educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa (espírito e
corpo), dando-lhe condições de elaborar pensamentos autônomos e críticos.
Deve-se
conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento, donos do seu
próprio destino.
A
diversidade de personalidades, a autonomia e o espírito de iniciativa, até
mesmo pela provocação, são os suportes de criatividade e de inovação.
Referência
DELORS,
Jacques. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão
Internacional sobre Educação para o século XXI. UNESCO/ MEC.
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