quinta-feira, 14 de março de 2013

CONCEITOS: Educação - Pedagogia - Didática



CONCEITOS: Educação- Pedagogia - Didática
A Educação 


A Educação – ou seja, a prática educativa – é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades. Cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento de suas capacidades, prepará-los para participação ativa e transformadora nas várias instâncias da vida social. A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas. As práticas educativas podem ser intencionais ou não.

Prática Educativa Não Intencional
A educação não intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tais influências, também denominadas de educação informal, correspondem a processos de aquisição de conhecimentos, experiências, idéias, valores, práticas que não estão ligados especificamente a uma instituição e nem são intencionais e conscientes. São situações e experiências, por assim dizer, casuais, espontâneas, não organizadas, embora influam na formação humana.


Prática Educativa Intencional
A educação intencional refere-se a influências em que há intenção e objetivos definidos conscientemente, como é o caso da educação escolar e extra-escolar. Há uma intencionalidade por parte do educador quanto aos objetivos e tarefas que deve cumprir, seja ele, o pai, o professor ou os adultos em geral – estes, muitas vezes, invisíveis atrás de um canal de televisão, do rádio, do cartaz de propaganda, do computador etc. Há métodos, técnicas, lugares e condições específicas prévias criadas deliberadamente para suscitar idéias, conhecimentos, valores, atitudes e comportamentos. São muitas as formas de educação intencional e, conforme o objetivo pretendido variam os meios. Podemos falar da educação não-formal quando se trata de atividade educativa estruturada fora do sistema escolar convencional (como é o caso de movimentos sociais organizados, dos meios de comunicação de massa etc.) e da educação formal que se realiza nas escolas ou outras agências de instrução e educação (igrejas, sindicatos, empresas) implicando ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos, sistematização, procedimentos didáticos.
Observação:
Importante lembrar que a escolarização básica vai possibilitar ao indivíduo aproveitar, interpretar, consciente e criticamente, outras influências educativas. É impossível, na sociedade atual, com o progresso dos conhecimentos científicos e técnicos, e com o peso cada vez maior de outras influências educativas (mormente os meios de comunicação de massa), a participação efetiva dos indivíduos e grupos nas decisões que permeiam a sociedade sem a educação intencional e sistematizada provida pela educação escolar.



As formas que assume a prática educativa, sejam intencionais ou não, formais ou não, escolares ou extra-escolares, se interpenetram. O processo educativo onde quer que se dê é sempre contextualizado social e politicamente; há uma subordinação à sociedade que lhe faz exigências, determina objetivo e lhe provê condições e meios de ação.
A educação corresponde a toda modalidade de influências e inter-relações que convergem para a formação de traços da personalidade social e do caráter, implicando uma concepção de mundo, idéias, valores, modos de agir, que se traduzem em convicções ideológicas, morais, políticas, princípios de ação frente a situações reais e desafios da vida prática. Nesse sentido, a educação é instituição social que se ordena no sistema educacional de um país, num determinado momento histórico; é um produto, significando os resultados obtidos da ação educativa conforme propósitos sociais e políticos pretendidos; é processo por consistir de transformações sucessivas tanto no sentido histórico quando no desenvolvimento da personalidade.
A instrução se refere à formação intelectual, formação e desenvolvimento das capacidades cognoscitivas mediante o domínio de certo nível de conhecimentos sistematizados. O ensino corresponde a ações, meios e condições para realização da instrução; contém, pois a instrução.
Há uma relação de subordinação da instrução à educação, uma vez que o processo e o resultado da instrução são orientados para o desenvolvimento das qualidades específicas da personalidade. Portanto, a instrução, mediante o ensino, tem resultados formativos quando converge para o objetivo educativo, isto é, quando os conhecimentos, habilidades e capacidades propiciadas pelo ensino se tornam princípios reguladores da ação humana, em convicções e atitudes reais frente à realidade. Há, pois, uma unidade entre educação e instrução, embora sejam processos diferentes; pode-se instruir sem educar, e educar sem instruir; conhecer os conteúdos de uma matéria, conhecer princípios morais e normas de conduta não leva necessariamente a praticá-los, isto é, a transformá-los em convicções e atitudes efetivas frente aos problemas e desafios da realidade.
Pedagogia
              A história da educação que conhecemos hoje começou na Grécia Antiga. O termo Pedagogia tem origem na Grécia Clássica, paidós (criança) e agogé (condução), onde pessoas chamadas paidagogos eram incumbidas de cuidar e ensinar as crianças daquela sociedade. Na realidade, os paidagogos eram escravos cultos que cuidavam, conduziam as crianças. A Pedagogia é, como diz Libâneo, no livro "Pedagogia e pedagogos, para quê?":” o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana" (p.30)
O objeto de estudo da Pedagogia é a educação, colocando a prática educativa como objeto de reflexão, visando descrever e explicar a natureza, seus determinantes, seus processos e modos de atuar. O processo Pedagógico orienta a educação para as suas finalidades específicas, determinadas socialmente, mediante a teoria e a metodologia da educação e instrução. A Pedagogia é uma Ciência, um campo do conhecimento que investiga a natureza das finalidades da educação numa determinada sociedade, bem como os meios apropriados para a formação dos indivíduos, tendo em vista prepará-los para as tarefas da vida social.
 Uma vez que a prática educativa é o processo pelo qual são assimilados conhecimentos e experiências acumulados pela prática social da humanidade, cabe à Pedagogia assegurá-lo, orientando-o para finalidades sociais e políticas, e criando um conjunto de condições metodológicas e organizativas para viabilizá-lo.
O trabalho docente – isto é, a efetivação da tarefa de ensinar – é uma modalidade de trabalho pedagógico e dele se ocupa a Didática.
Didática
O termo Didática foi instituído por Comênio (educador do século XVII, nascido em 1592) em sua obra Didática Magna, e originalmente significa “arte de ensinar”. Durante séculos, a Didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da Pedagogia que respondia somente por “como” ensinar. Os Manuais de Didática traziam detalhes sobre como os professores deveriam se portar em sala de aula.
Etimologicamente Didática vem do vocábulo grego Didaktiké, que significa “a circunstância de ensinar”, “momento em que alguém vai aprender”. A Didática surgiu em função de alguém, assim como outras práticas:
Medicina – doente
Didática – aprendiz
Da necessidade destes é que se compreende a existência do médico e do professor.
Estas práticas evoluíram através de pesquisas e passaram a atuar fundamentadas em princípios científicos. Atuam com técnicas tão específicas que se tornam distinguíveis em qualquer situação. Um momento profissional não se confunde com o outro. (situação médica é diferente da situação didática). E é sim definido pela ética profissional.
Situação médica – charlatanismo
Situação Didática – Improvisação
O professor é o educador que se aperfeiçoa na vivência da situação didática. O momento didático comporta num só três planos:
1 - Plano humano relação entre professor e aluno – relações humanas;
2 - Plano técnico ou instrucional relação ensino e aprendizagem (recursos materiais e intelectuais);
3 - Plano cultural relação entre conteúdos, objetivos selecionados e meio (vinculados à base).
BASE – Relações sociais, econômicas, filosóficas e pedagógicas.
É uma área do conhecimento fundamental no processo de formação do professor. Seu objetivo é prepará-los para a atividade sistemática de ensinar-aprender em uma determinada situação histórica e social, inserindo-se nela para transformá-la a partir das necessidades identificadas.
Objeto da Didática
Com o estudo dos paradigmas educacionais nos cursos de Pedagogia e de Formação de Professores, amplia-se o conhecimento em relação à Didática. Em cada Tendência Pedagógica diferem visão de homem e de mundo e modifica-se a finalidade da Educação, mudam o papel do professor, do aluno, a metodologia, a avaliação, e, consequentemente, muda-se a forma de ensinar.

Podemos dizer que o objeto da Didática consiste no processo ensino e aprendizagem que se delimita em seis componentes:


Aluno – adaptando-o à escola e orientando-o para mudanças de comportamento, procurando também adaptar-se às suas necessidades e interesses. É o sujeito da aprendizagem;
Professor – oferecendo subsídios para torná-lo orientador da aprendizagem e condutor do ensino;
Objetivos – definidos através do grau de ensino; da série; da escola; da educação em geral;
Matéria – corresponde aos conteúdos de ensino, a nível do currículo e dos programas realizados que servirão de fonte para o planejamento do professor.
Métodos e Técnicas de Ensino – consistem nos caminhos e formas operacionais para atingir os objetivos previstos;
Meio – (econômico, cultural e social) – considerando o local onde a escola está situada e a clientela que atende.
Para alguns autores, tradicionalmente, os elementos da ação Didática são: professor, aluno, conteúdo (matéria), contexto (meio) e estratégias metodológicas (métodos e técnicas de ensino).

A Didática é uma das matérias fundamentais na formação dos professores, denominada por Libâneo (1990, p. 25) como “teoria do ensino” por investigar os fundamentos, as condições e as formas de realização do ensino. Segundo Libâneo (1990): a ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos. [...] trata da teoria geral do ensino (p. 26).
A disciplina de Didática deve desenvolver a capacidade crítica dos professores em formação para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino. Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar, “o que” ensinar e o “por que” ensinar é um dos desafios da Didática.
Podemos resumir que a Didática faz parte do conjunto de conhecimentos Pedagógicos. Seu objeto de estudo é o processo ensino-aprendizagem, o qual não deve ser entendido como uma atividade restrita à sala de aula. É a disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais.
A Didática, fundamentada na dialética, é um campo em constante construção/reconstrução, de uma práxis que não tem como objetivo ficar pronta e acabada.
Algumas definições de Didática colhidas em publicações de autores estrangeiros nas últimas décadas. Livro: Didática: Velhos e Novos Temas, de José Carlos Libâneo
Vicente Benedito, espanhol (1987):
A Didática é — está a caminho de ser - uma ciência e tecnologia que se constrói a partir da teoria e da prática, em ambientes organizados de relação e comunicação intencional, nos quais se desenvolvem processos de ensino e aprendizagem para a formação do aluno.
Contreras Domingo, espanhol (990):
A Didática é a disciplina que explica os processos de ensino-aprendizagem para propor sua realização conseqüente com as finalidades educativas.
Renzo Titone, italiano (1974):
Didática é a ciência que tem por objeto especifico e formal a direção do processo de ensinar, tendo em vista fins imediatos e remotos de eficiência instrutiva e formativa.
Karl Stocker, alemão (1964):
Compreendemos por doutrina geral do ensino, estruturação didática ou didática, a teoria da instrução e do ensino escolar de toda natureza em todos os níveis. (...) trata das questões gerais de todo ensino, comuns a todas as matérias e procura expor os princípios e postulados que se apresentam em todas as disciplinas. (...) O processo didático (...) tem seu centro no encontro formativo do aluno com a matéria de ensino.
Klingberg, alemão (1978):
A Didática é uma disciplina e cientifica da Pedagogia que se refere às relações
regulares entre o ato de ensinar e a aprendizagem.
Danilov, russo (1978):
A Didática estuda o processo de ensino, em cujo desenvolvimento ocorre a assimilação dos conhecimentos sistematizados, o domínio dos procedimentos para aplicar tais conhecimentos na prática, e o desenvolvimento das forças cognoscitivas do educando.
Libâneo:
1. A Didática é um ramo da ciência pedagógica. Por esta razão a didática está voltada, intencionalmente, para a formação do aluno em função de finalidades educativas.
2. A Didática tem como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem, especificamente os nexos e relações entre o ato de ensinar e o ato de aprender.
3. A Didática aborda o ensino como atividade de mediação para promover o encontro formativo, educativo, entre o aluno e a matéria de ensino, explicitando o vínculo entre teoria do ensino e teoria do conhecimento.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
LIBÂNEO, J. C. Didática: Velhos e Novos Temas
LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e Pedagogos para quê? São Paulo, Cortez, 2005.
C. Borges; D. Hunger & S. Souza Neto. Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.228-235, abr./jun. 2009.

1 - Leia e analise a tirinha da Mafalda. Após, leia o texto e reflita.

Um dos elementos mais importantes do processo ensino-aprendizagem é o aluno, pois que este é o sujeito de sua aprendizagem. Esse aluno traz para a escola uma bagagem: suas experiências, conhecimentos, vivências, necessidades, expectativas e sua história de vida. Toda essa bagagem deve ser valorizada e considerada no momento de planejar. Os conteúdos devem estar contextualizados de forma que façam sentido para ele. Os objetivos formulados devem atender às reais finalidades, observando suas habilidades, capacidades e interesses de forma que através das atividades desenvolvidas, ele construa competências.
Qual a crítica ao processo educativo feita por Mafalda no texto?




Você concorda com Suzanita? Faça um paralelo entre a postura de Mafalda e Suzanita, enquanto futura educadora.


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