CONCEITOS: Educação- Pedagogia - Didática
A Educação
A Educação – ou seja, a
prática educativa – é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à
existência e funcionamento de todas as sociedades. Cada sociedade precisa
cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento de suas
capacidades, prepará-los para participação ativa e transformadora nas várias
instâncias da vida social. A prática
educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o
processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que
os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de
necessidades econômicas, sociais e políticas. As práticas educativas podem ser
intencionais ou não.
Prática Educativa Não
Intencional
A educação não
intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente
sobre os indivíduos. Tais
influências, também denominadas de educação informal, correspondem a
processos de aquisição de conhecimentos, experiências, idéias, valores,
práticas que não estão ligados especificamente a uma instituição e nem são
intencionais e conscientes. São situações e experiências, por assim dizer,
casuais, espontâneas, não organizadas, embora influam na formação humana.
Prática Educativa
Intencional
A educação intencional
refere-se a influências em que há intenção e objetivos definidos
conscientemente, como é o caso da educação escolar e extra-escolar. Há uma intencionalidade por parte do
educador quanto aos objetivos e tarefas que deve cumprir, seja ele, o pai, o
professor ou os adultos em geral – estes, muitas vezes, invisíveis atrás de um
canal de televisão, do rádio, do cartaz de propaganda, do computador etc. Há
métodos, técnicas, lugares e condições específicas prévias criadas
deliberadamente para suscitar idéias, conhecimentos, valores, atitudes e
comportamentos. São muitas as formas de educação intencional e, conforme
o objetivo pretendido variam os meios. Podemos falar da educação não-formal quando se trata de atividade educativa
estruturada fora do sistema escolar convencional (como é o caso de
movimentos sociais organizados, dos meios de comunicação de massa etc.) e da educação formal que se realiza
nas escolas ou outras agências de instrução e educação (igrejas, sindicatos,
empresas) implicando ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos,
sistematização, procedimentos didáticos.
Observação:
Importante lembrar que a
escolarização básica vai possibilitar ao indivíduo aproveitar, interpretar,
consciente e criticamente, outras influências educativas. É impossível, na sociedade atual, com o
progresso dos conhecimentos científicos e técnicos, e com o peso cada vez maior
de outras influências educativas (mormente os meios de comunicação de massa), a
participação efetiva dos indivíduos e grupos nas decisões que permeiam a
sociedade sem a educação intencional e sistematizada provida pela educação
escolar.
As formas que assume a
prática educativa, sejam intencionais ou não, formais ou não, escolares ou
extra-escolares, se interpenetram. O processo educativo onde quer que se dê
é sempre contextualizado social e politicamente; há uma subordinação à
sociedade que lhe faz exigências, determina objetivo e lhe provê condições e
meios de ação.
A educação corresponde a
toda modalidade de influências e inter-relações que convergem para a formação
de traços da personalidade social e do caráter, implicando uma concepção de
mundo, idéias, valores, modos de agir, que se traduzem em convicções
ideológicas, morais, políticas, princípios de ação frente a situações reais e
desafios da vida prática.
Nesse sentido, a educação é instituição social que se ordena no sistema
educacional de um país, num determinado momento histórico; é um produto,
significando os resultados obtidos da ação educativa conforme propósitos
sociais e políticos pretendidos; é processo por consistir de transformações
sucessivas tanto no sentido histórico quando no desenvolvimento da
personalidade.
A instrução se refere à formação intelectual, formação e
desenvolvimento das capacidades cognoscitivas mediante o domínio de certo nível
de conhecimentos sistematizados. O ensino
corresponde a ações, meios e condições para realização da instrução; contém,
pois a instrução.
Há uma relação de
subordinação da instrução à educação, uma vez que o processo e o resultado da
instrução são orientados para o desenvolvimento das qualidades específicas da
personalidade. Portanto, a instrução, mediante o ensino, tem resultados
formativos quando converge para o objetivo educativo, isto é, quando os
conhecimentos, habilidades e capacidades propiciadas pelo ensino se tornam
princípios reguladores da ação humana, em convicções e atitudes reais frente à
realidade. Há, pois, uma unidade entre educação e instrução, embora sejam
processos diferentes; pode-se instruir sem educar, e educar sem instruir;
conhecer os conteúdos de uma matéria, conhecer princípios morais e normas de
conduta não leva necessariamente a praticá-los, isto é, a transformá-los em
convicções e atitudes efetivas frente aos problemas e desafios da realidade.
Pedagogia
A história da educação que conhecemos hoje começou na
Grécia Antiga. O termo Pedagogia tem origem na Grécia
Clássica, paidós (criança) e agogé (condução), onde
pessoas chamadas paidagogos eram incumbidas de cuidar e ensinar as
crianças daquela sociedade. Na realidade, os paidagogos eram escravos
cultos que cuidavam, conduziam as crianças. A Pedagogia é, como diz Libâneo, no
livro "Pedagogia e pedagogos, para quê?":” o campo do conhecimento
que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da
prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes
básicos da configuração da atividade humana" (p.30)
O objeto de estudo da
Pedagogia é a educação, colocando
a prática educativa como objeto de reflexão, visando descrever e explicar a
natureza, seus determinantes, seus processos e modos de atuar. O processo
Pedagógico orienta a educação para as suas finalidades específicas,
determinadas socialmente, mediante a teoria e a metodologia da educação e
instrução. A Pedagogia é uma Ciência, um campo do conhecimento que investiga a
natureza das finalidades da educação numa determinada sociedade, bem como os
meios apropriados para a formação dos indivíduos, tendo em vista prepará-los
para as tarefas da vida social.
Uma vez que a prática educativa é o processo
pelo qual são assimilados conhecimentos e experiências acumulados pela prática
social da humanidade, cabe à Pedagogia assegurá-lo, orientando-o para
finalidades sociais e políticas, e criando um conjunto de condições
metodológicas e organizativas para viabilizá-lo.
O trabalho docente – isto
é, a efetivação da tarefa de ensinar – é uma modalidade de trabalho pedagógico
e dele se ocupa a Didática.
Didática
O termo Didática foi
instituído por Comênio (educador do século XVII, nascido em 1592) em sua obra
Didática Magna, e originalmente significa “arte de ensinar”. Durante séculos, a
Didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da
Pedagogia que respondia somente por “como” ensinar. Os Manuais de Didática
traziam detalhes sobre como os professores deveriam se portar em sala de aula.
Etimologicamente Didática
vem do vocábulo grego Didaktiké, que significa “a circunstância de
ensinar”, “momento em que alguém vai aprender”. A Didática surgiu em função de
alguém, assim como outras práticas:
Medicina – doente
Didática – aprendiz
Da necessidade destes é que
se compreende a existência do médico e do professor.
Estas práticas evoluíram
através de pesquisas e passaram a atuar fundamentadas em princípios
científicos. Atuam com técnicas tão específicas que se tornam distinguíveis em
qualquer situação. Um momento profissional não se confunde com o outro.
(situação médica é diferente da situação didática). E é sim definido pela ética
profissional.
Situação médica –
charlatanismo
Situação Didática –
Improvisação
O professor é o educador
que se aperfeiçoa na vivência da situação didática. O momento didático comporta num só três planos:
1 - Plano humano relação entre professor e aluno – relações humanas;
2 - Plano técnico ou instrucional relação ensino e aprendizagem (recursos
materiais e intelectuais);
3 - Plano cultural relação entre conteúdos, objetivos selecionados e meio (vinculados
à base).
BASE – Relações sociais, econômicas, filosóficas
e pedagógicas.
É uma área do conhecimento
fundamental no processo de formação do professor. Seu objetivo é prepará-los
para a atividade sistemática de ensinar-aprender em uma determinada situação histórica
e social, inserindo-se nela para transformá-la a partir das necessidades
identificadas.
Objeto da Didática
Com o estudo dos paradigmas
educacionais nos cursos de Pedagogia e de Formação de Professores, amplia-se o
conhecimento em relação à Didática. Em cada Tendência
Pedagógica diferem visão de homem e de mundo e
modifica-se a finalidade da Educação, mudam o papel do professor,
do aluno, a metodologia, a avaliação, e, consequentemente,
muda-se a forma de ensinar.
Podemos dizer que o
objeto da Didática consiste no processo ensino e aprendizagem que se delimita
em seis componentes:
Aluno – adaptando-o à escola e orientando-o para
mudanças de comportamento, procurando também adaptar-se às suas necessidades e
interesses. É o sujeito da aprendizagem;
Professor – oferecendo subsídios para torná-lo
orientador da aprendizagem e condutor do ensino;
Objetivos – definidos através do grau de ensino; da
série; da escola; da educação em geral;
Matéria – corresponde aos conteúdos de ensino, a
nível do currículo e dos programas realizados que servirão de fonte para o
planejamento do professor.
Métodos e Técnicas de
Ensino – consistem nos
caminhos e formas operacionais para atingir os objetivos previstos;
Meio – (econômico, cultural e social) –
considerando o local onde a escola está situada e a clientela que atende.
Para alguns autores,
tradicionalmente, os elementos da ação Didática são: professor, aluno,
conteúdo (matéria), contexto (meio) e estratégias metodológicas (métodos e
técnicas de ensino).
A Didática é uma
das matérias fundamentais na formação dos professores, denominada por Libâneo (1990, p. 25) como “teoria do ensino” por investigar os fundamentos, as condições e
as formas de realização do ensino. Segundo Libâneo (1990): a ela cabe
converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino,
selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os
vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das
capacidades mentais dos alunos. [...] trata da teoria geral do ensino (p.
26).
A disciplina de Didática deve
desenvolver a capacidade crítica dos professores em formação para que os mesmos
analisem de forma clara a realidade do ensino. Articular os conhecimentos
adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar, “o que”
ensinar e o “por que” ensinar é um dos desafios da Didática.
Podemos resumir que a
Didática faz parte do conjunto de conhecimentos Pedagógicos. Seu objeto de
estudo é o processo ensino-aprendizagem, o qual não deve ser entendido como uma
atividade restrita à sala de aula. É a disciplina que estuda os objetivos, os
conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista
finalidades educacionais, que são sempre sociais.
A Didática, fundamentada na
dialética, é um campo em constante construção/reconstrução, de uma práxis que
não tem como objetivo ficar pronta e acabada.
Algumas definições de
Didática colhidas em publicações de autores estrangeiros nas últimas décadas.
Livro: Didática: Velhos e Novos Temas, de José Carlos Libâneo
Vicente Benedito, espanhol
(1987):
A Didática é — está a
caminho de ser - uma ciência e tecnologia que se constrói a partir da teoria e
da prática, em ambientes organizados de relação e comunicação intencional, nos
quais se desenvolvem processos de ensino e aprendizagem para a formação do
aluno.
Contreras Domingo, espanhol
(990):
A Didática é a disciplina
que explica os processos de ensino-aprendizagem para propor sua realização
conseqüente com as finalidades educativas.
Renzo Titone, italiano
(1974):
Didática é a ciência que tem
por objeto especifico e formal a direção do processo de ensinar, tendo em vista
fins imediatos e remotos de eficiência instrutiva e formativa.
Karl Stocker, alemão (1964):
Compreendemos por doutrina
geral do ensino, estruturação didática ou didática, a teoria da instrução e do
ensino escolar de toda natureza em todos os níveis. (...) trata das questões
gerais de todo ensino, comuns a todas as matérias e procura expor os princípios
e postulados que se apresentam em todas as disciplinas. (...) O processo didático
(...) tem seu centro no encontro formativo do aluno com a matéria de ensino.
Klingberg, alemão (1978):
A Didática é uma disciplina
e cientifica da Pedagogia que se refere às relações
regulares entre o ato de ensinar e a aprendizagem.
Danilov, russo (1978):
A Didática estuda o processo
de ensino, em cujo desenvolvimento ocorre a assimilação dos conhecimentos
sistematizados, o domínio dos procedimentos para aplicar tais conhecimentos na
prática, e o desenvolvimento das forças cognoscitivas do educando.
Libâneo:
1. A Didática é um ramo da ciência pedagógica.
Por esta razão a didática está voltada, intencionalmente, para a formação do
aluno em função de finalidades educativas.
2. A Didática tem como objeto de estudo o
processo de ensino e aprendizagem, especificamente os nexos e relações entre o
ato de ensinar e o ato de aprender.
3. A Didática aborda o ensino como atividade de
mediação para promover o encontro formativo, educativo, entre o aluno e a
matéria de ensino, explicitando o vínculo entre teoria do ensino e teoria do
conhecimento.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
LIBÂNEO, J. C.
Didática: Velhos e Novos Temas
LIBÂNEO, J.C.
Pedagogia e Pedagogos para quê? São Paulo, Cortez, 2005.
C. Borges; D. Hunger & S. Souza Neto. Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.228-235, abr./jun. 2009.
C. Borges; D. Hunger & S. Souza Neto. Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.228-235, abr./jun. 2009.
1
- Leia e analise a tirinha da Mafalda. Após, leia o texto e reflita.
Um dos elementos mais
importantes do processo ensino-aprendizagem é o aluno, pois que este é o
sujeito de sua aprendizagem. Esse aluno traz para a escola uma bagagem: suas
experiências, conhecimentos, vivências, necessidades, expectativas e sua
história de vida. Toda essa bagagem deve ser valorizada e considerada no
momento de planejar. Os conteúdos devem estar contextualizados de forma que
façam sentido para ele. Os objetivos formulados devem atender às reais
finalidades, observando suas habilidades, capacidades e interesses de forma que
através das atividades desenvolvidas, ele construa competências.
Qual a crítica ao processo
educativo feita por Mafalda no texto?
Você concorda com Suzanita?
Faça um paralelo entre a postura de Mafalda e Suzanita, enquanto futura
educadora.
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