Geralmente utilizamos o termo
“conteúdos” quando tratamos dos conhecimentos específicos das disciplinas ou
matérias escolares. Mas, se nos atermos a uma concepção educativa integral, os
“conteúdos” não estão condicionados unicamente às disciplinas ou matérias
tradicionalmente conhecidas, mas abrange além das capacidades cognitivas, as
motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social.
César
Coll (1986) propôs um agrupamento de “novos conteúdos”, que seriam: conceituais,
procedimentais e atitudinais. Esta divisão corresponderia as seguintes
questões:
-
O que devemos saber;
-
Como devemos fazer?
-
Como devemos ser?
Os conteúdos conceituais estão
relacionados com conceitos propriamente ditos e dele ramifica-se os conteúdos
factuais, ou seja, os conhecimentos relacionados aos fatos, acontecimentos,
dados, nomes e códigos.
Os conteúdos conceituais são mais
abstratos, eles demandam compreensão, reflexão, analise comparação. As
condições necessárias para a aprendizagem dos conteúdos conceituais demandam
atividades que desencadeiem um processo de construção pessoal, que privilegie atividades
experimentais que acionem os conhecimentos prévios dos alunos promovendo
atividade mental. Para tanto, as aulas meramente expositivas que lance mão
apenas da memorização, não darão conta.
Já, os conteúdos procedimentais envolvem
ações ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para realização de um
objetivo, aquilo que se aprende a fazer, fazendo, como: saltar, escrever com
letra cursiva, desenhar, cozinhar, dirigir-podem ser chamados de regras,
técnicas métodos, destrezas ou habilidades.
Os conteúdos atitudinais podem ser
agrupados em: valores, atitudes ou normas. Dentre esses conteúdos podemos
destacar a título de exemplo: a cooperação, solidariedade, trabalho em grupo,
gosto pela leitura, respeito, ética. Vale ainda salientar que esses conteúdos
estão impregnados nas relações afetivas e de conivência que de forma alguma
podem ser desconsiderados pela escola como conteúdos importantes de serem
trabalhados.
Assim, Coll (1997) propõe que os
conteúdos:
ü
Factuais
e Conceituais - que correspondem ao compromisso científico da escola:
transmitir o conhecimento socialmente produzido.
ü
Atitudinais
- (normas e valores)- que correspondem ao compromisso filosófico da escola:
promover aspectos que nos completam como seres humanos, que dão uma dimensão
maior, que dão razão e sentido para o conhecimento científico.
ü
Procedimentais
- que são os objetivos, resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações,
passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.
A escola deve, portanto, coordenar
(Filosofia) e conhecimento científico ( Ciência) para instrumentalizar-se
teórica e praticamente.
Texto elaborado a partir do livro de Antoni Zabala: A prática
educativa – Ed. Artmed, de 1998.
Para refletir...
Re-significar a compreensão dos
professores acerca dos conteúdos é fundamental quando se pretende empreender
práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem dos alunos. Se diferentes
conteúdos se aprendem de diferentes formas, não podemos organizar uma rotina
pedagógica que desconsidere tal diferenciação.
O planejamento das rotinas de sala de
aula devem considerar as exigências sociais do contexto atual e suas demandas
como também promover um ensino significativo para os alunos articulando os
conteúdos factuais, procedimentais, conceituais e atitudinais de maneira
eficiente abandonando a dimensão informativa, a fim de alcançar um espaço
verdadeiramente formativo.
Não poderemos tornar uma atividade
significativa se não considerarmos os conteúdos que pretendemos ensinar, para
que a prática educativa seja realmente significativa para os alunos caberá ao
professor conhecer respeitar os saberes que os alunos já tem, ter clareza do
que se pretende ensinar, considerar a diversidade de saberes existentes na sala
de aula, conhecer diferentes estratégias de ensino com planejamento de
intervenções pontuais para que seus alunos avancem em suas aprendizagens , como
apontava Vygotsky (1979) caberá ao professor atuar na zona de desenvolvimento
proximal, contribuindo para que o aluno supere os desafios propostos, avançando
sempre.
Tudo isso passa por um processo que se
inicia mesmo antes da seleção dos conteúdos, tem início nas “Expectativas de
Aprendizagem” temos para cada novo ano letivo.
Conforme afirma Coll (2006): “a
aprendizagem é uma construção pessoal que o aluno realiza com ajuda que recebe
de outras pessoas”. O autor exprimiu os diferentes tipos de conteúdos da
seguinte apresentando o seguinte esquema:
Conteúdos
|
Atividades de
aprendizagem
|
factuais
|
repetições verbais
|
conceituais
|
experiências
|
procedimentais
|
aplicações e exercícios
|
atitudinais
|
experiências com
componentes afetivos
|
Livro: O
construtivismo na sala de aula de César Coll –
Editora Ática
A
AVALIAÇÃO E OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS.
Segundo
os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao se efetivar uma avaliação, deve-se
considerar os Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais como
componentes que promovem as capacidades motoras, de equilíbrio, de autonomia,
de relação interpessoal e de inserção social.
O
professor, em sua prática pedagógica, deve ter consciência de que essas
dimensões são objetos de aprendizagem que estão presentes em todas as
atividades e contribuem para o desenvolvimento da capacidade dos alunos para
uma participação ativa e transformadora, sendo necessário, portanto,
observar-se o tratamento, a seleção e a organização que são dados a esses
componentes essenciais no processo avaliativo.
1 .Avaliação dos
Conteúdos Conceituais
A
aprendizagem dos Conteúdos Conceituais envolve a abordagem de conceitos, fatos
e princípios que possam conduzir o aluno à representação da realidade, operando
através de símbolos, idéias, signos e imagens. Para isso, o aluno precisa
adquirir informações e vivenciar situações-problema que lhe permitam a
aproximação de novos conhecimentos, que o conduzam à construção de
generalizações parciais e que, ao longo de suas experiências,
possibilitar-lhe-ão a elaboração de conceitos mais abrangentes.
2 -Avaliação dos
Conteúdos Procedimentais
Os Conteúdos
Procedimentais devem proporcionar aos alunos autonomia para analisar e criticar
os resultados obtidos e os processos colocados em ação para atingir as metas a
que se propõem nas atividades escolares.
A consideração dos
Conteúdos Procedimentais no processo de ensino é de fundamental importância,
uma vez que permite incluir conhecimentos que têm sido tradicionalmente
excluídos do ensino, como documentação, organização, comparação dos dados,
argumentação, verificação, revisão de textos escritos, dentre outros tantos e
inumeráveis fatores.
3. Avaliação dos
Conteúdos Atitudinais
Os Conteúdos
Atitudinais desenvolvem normas e valores que permeiam todas as ações
educativas. A não compreensão desses valores pelos educadores conduz os
educandos à aquisição de conhecimentos que não favorecem a formação de boas
atitudes, restringindo o conhecimento apenas ao âmbito puramente conceitual.
Nesses conteúdos é possível e necessário identificar as dimensões
procedimentais, atitudinais e conceituais, com a finalidade de que o processo
de ensino e aprendizagem não se restrinja ao módico processo de reprodução das
coisas.
Não se pode aqui tratar
dessas questões sem que se traga à luz da discussão exemplificações, de modo
que todos os conteúdos devem ser trabalhados de forma integrada e o professor
deve ter esta intencionalidade mediante qualquer tema ou assunto trabalhado em
sala de aula, levando-se em consideração os critérios que deverão ser avaliados
dentro destas três dimensões acima citadas.
Para se desenvolver a
temática de poluição ambiental, deve-se levar em conta, por exemplo:
A. Conteúdos Conceituais:
- Detectar os tipos de
poluição que prejudicam o meio ambiente;
- Identificar as causas
que provocam a poluição;
- Identificar o tempo
de desgaste dos materiais poluentes;
- Analisar as
conseqüências.
B. Conteúdos Procedimentais:
- Desenvolver pesquisas
sobre o tema e compartilhar as informações coletivamente;
- Observar às causas e
interferir nos efeitos da poluição;
- Aprender formas de
aproximar-se de informação para verificar hipótese.
C. Conteúdos Atitudinais:
- Conscientizar-se da
importância de se preservar o meio ambiente;
- Utilizar diferentes
fontes de informações, como forma de combate à poluição;
- Sentir-se parte
integrante e ser responsável pela qualidade do meio em que vive.
Não
basta que se vincule as ações desses conteúdos, mas que se proponha à
dinamização da integração dessas ações, de maneira que se distribua, canalize e
tenha resultados que possam estar interligados aos fatores de conservação da
idéia natural de educar, de mediar os conhecimentos através de uma metodologia
didática de conhecimento e de informação, para que não se faça do sistema de
avaliação uma ‘arma’ metodológica de punição, como se tem feito até muito pouco
tempo atrás.
Considere o texto abaixo para responder
as questões 1 e 2.
A professora Ana e a professora Beatriz
tinham o mesmo conteúdo a ensinar a seus alunos: a distinção e o funcionamento
dos três Poderes da república (o Legislativo, o Executivo e o Judiciário).Ana,
além de disponibilizar livros sobre o tema, levou jornais e revistas e pediu
que os alunos os levassem também. A partir desse material, realizou debates, estimulou
a pesquisa bibliográfica e propôs trabalhos de grupo.Houve respeito ao
revezamento da palavra e cooperação entre os alunos.Beatriz apresentou alguns
recortes de jornais para ilustrar sua fala. Solicitou que seus alunos anotassem
os tópicos principais sobre o tema. Houve aceitação e atenção à sua fala.
1-
Analise a prática pedagógica das duas professoras, assinalando a opção que
apresenta uma apreciação correta sobre cada uma delas, quanto aos conteúdos.
ANA
|
BEATRIZ
|
||
e aos atitudinais.
|
Os conteúdos atitudinais foram foco de seu trabalho,
marcado pelo propósito educativo formador para a cidadania.
|
||
Enfatizou os conteúdos atitudinais em função das
estratégias ativas de ensino adotadas.
|
Deu relevância aos conteúdos procedimentais por seu foco
na explanação oral sobre o tema.
|
||
|
Conteúdos conceituais foram priorizados, pois é nítido que
seu propósito foi cultivar nos alunos o “ saber fazer”.
|
||
|
Valorizou os conteúdos conceituais, procedimentais e
atitudinais em igual medida.
|
||
|
Os conteúdos procedimentais adotados foram basicamente de
uso, ao passo que os atitudinais se concretizaram como currículo oculto.
|
2- O conteúdo trabalhado por ambas as professoras refere-se
à aprendizagem de conceitos e princípios, o que condiciona as estratégias, os
instrumentos e os meios a serem utilizados no ensino, requerendo estratégias
didáticas
(A) que promovam uma ampla atividade cognoscitiva do aluno,
colocando-o diante de experiências ou situações que induzam ou potencializem
essa atividade.
(B) que impliquem a aprendizagem de ações por seu caráter
dinâmico, exigindo estratégias ativas em contextos funcionais.
(C) ligadas á memorização por repetição verbal em atividades
de curta duração, guardadas as diferenças de ritmo de aprendizagem de cada
aluno.
(D) complexas, que acionem, além das estruturas cognitivas,
os campos afetivos e comportamentais, sabendo-se que o componente afetivo tem o
maior peso.
(E) de caráter aplicativo, buscadas pelo exercício de
tópicos que garantam a fixação de conceitos e a posterior transferência da
aprendizagem.
3 – Preencha o quadro abaixo assinalando com um X , a que
tipo de conteúdo pertence cada atividade
|
Conteúdos
|
||||
1
|
A conquista de um território.
|
Conc
|
Fac.
|
Proc.
|
Atitu
|
2
|
O que são animais mamíferos?
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|
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|
|
3
|
Estratégias de leitura.
|
|
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|
|
4
|
Respeitar o meio ambiente
|
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|
|
5
|
|
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|
|
6
|
|
|
|
|
|
7
|
A localização ou altura de uma montanha
|
|
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|
8
|
|
|
|
|
|
9
|
|
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|
|
10
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|
|
|
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|
11
|
|
|
|
|
|
12
|
|
|
|
|
|
13
|
|
|
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|
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14
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O que você entende
por cidade urbana?
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15
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16
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17
|
A solidariedade
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|
|
18
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Nomes de rios e seus afluentes
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19
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|
20
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|
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