A
abordagem interdisciplinar na escola.
A interdisciplinaridade surgiu no final do século passado a partir da
necessidade de justificar a fragmentação causada por uma epistemologia de cunho
positivista. As ciências foram divididas em muitas disciplinas e a
interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, um diálogo entre elas.
Considerada pela ciência da educação como uma relação interna da disciplina
“matriz” e a disciplinada “aplicada”, a interdisciplinaridade passou a ser um
termo aceito na educação por ser vista como uma forma de pensamento.
Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à
transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre
as ciências, mas alcançaria um estágio onde não haveria mais fronteiras entre
as disciplinas.
Pois bem, atualmente a interdisciplinaridade tem sido abraçada por grande parte dos educadores, visto que tal postura garante a construção do conhecimento de maneira global, rompendo com as fronteiras das disciplinas, pois apenas a integração dos conteúdos não seria satisfatório. Geralmente aplicada já nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os professores devem incentivar os alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo.
Pois bem, atualmente a interdisciplinaridade tem sido abraçada por grande parte dos educadores, visto que tal postura garante a construção do conhecimento de maneira global, rompendo com as fronteiras das disciplinas, pois apenas a integração dos conteúdos não seria satisfatório. Geralmente aplicada já nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os professores devem incentivar os alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo.
É de suma importância levar em conta no momento da avaliação de um projeto
didático, as aprendizagens realizadas pelos alunos durante a realização desse.
Um projeto é definido como satisfatório com base nas aprendizagens que
proporciona aos seus alunos, não pela qualidade pontual de seu produto final.
Vale ressaltar aos educadores que a interdisciplinaridade quando voltada
para a educação, em especial aos projetos educacionais, baseia em alguns
princípios, entre eles:
• Noção de tempo: o aluno não tem tempo
certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda
hora e não apenas na sala de aula.
• Na crença de que é o indivíduo que aprende. Então, é preciso
ensinar a aprender, a estudar etc., estabelecendo uma relação direta e pessoal
com a aquisição do saber.
• Embora adquirido individualmente, o
conhecimento é uma totalidade.
• A criança, o jovem e o adulto aprendem
quando possuem um projeto de vida e o conteúdo do ensino é significativo para
eles no interior desse projeto. O aprendizado envolve emoção e razão no
processo de reprodução e criação do conhecimento.
Objetivos da metodologia do trabalho interdisciplinar
1º Integrar os conteúdos;
2º Passar de uma concepção fragmentária para uma
concepção unitária do conhecimento;
3º Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o
estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências;
4º Ter o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos
ao longo de toda a vida, entre outros.
A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de
uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como
uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto
interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da
educação, num sentido progressista e libertador.
Por Elen C. Campos Caiado
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